segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Reunião de Apresentaçao 2º/2010

Pessoas preocupadas com questões como consumo desenfreado na sociedade atual, destinação e redução do "lixo" produzido diariamente, desperdício de recursos, reciclagem e conservação ambiental, o projeto Tome Consciência convida-@s para a reunião de apresentação, que ocorrerá dia 26 de outubro (terça-feira) em dois horários (12h e 18h), para proporcionar a participação de um maior número de interessad@s, na sala BT 192 (ao lado do Anf 9).


Sobre o Projeto Tome Consciência

O Projeto de Extensão Tome Consciência atua na questão da sustentabilidade ambiental no campus Darcy Ribeiro da UnB. O Projeto busca a integração de estudantes de diversas áreas, para compor uma equipe multidisciplinar que procura verificar as demandas ambientais existentes no campus e atuar de maneira a suprí-las. O projeto envolveu-se nos semestres anteriores com a questão da redução de resíduos sólidos, mais especialmente com a redução do consumo de copos plásticos descartáveis no RU, através da substituição destes por recipientes duráveis.

Estamos ampliando o leque de ações ligadas à sustentabilidade na Universidade para atuar em lanchonetes e copiadoras, por exemplo, mas para podermos dar conta de todas tarefas, precisamos de um maior grupo de participantes engajad@s. Além disso, se você tem uma boa idéia de algo que poderia ser feito por uma UnB mais sustentável e está dispost@ a levar esta idéia a frente, participe da reunião e dê a sua contribuição.

*Há a possibilidade de ganho de créditos dependendo do comprometimento d@ participante com o projeto ao longo do semestre.


Para saber mais sobre o projeto, acesse: http://www.tomeconsciencia-unb. blogspot.com/
Interessou-se no projeto? Envie e-mail para tomeconsciencia.unb@gmail.com
Encontre-nos também no Twitter: http://twitter.com/TomeConsciencia

Contatos: Ana Carolina 8111-6433
Larissa: 9938-8935
Evelyn: 9292-0035


Abraços a tod@s,

Equipe do Tome Consciência

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Designers coreanos criam saco que purifica água a partir da luz solar

Designers coreanos criam saco que purifica água a partir da luz solar

O saco possui alças que facilitam o transporte da água

Em muitas regiões do mundo, o grande problema envolvendo a água, não é apenas a escassez, mas também a falta de acesso a uma fonte limpa. Indignados com a situação de todas essas comunidades, três designers criaram um saco capaz de transportar comida e purificar água.

Os coreanos Jung Uk Park, Myeong Hoon Lee e Dae Youl Lee desenvolveram o Life Sack. O saco é uma invenção que pode transformar a vida de quem depende de doações de alimentos e não tem fontes de água limpa próximas de suas casas. Life Sack é uma espécie de container para o transporte de alimentos e que possui uma tecnologia diferenciada para o tratamento da água.

O recipiente usa o Processo de Desinfecção Solar de Água, que mata os organismos no líquido contaminado, a partir da radiação UV-A, que penetra com facilidade o PVC de que o saco é feito.

life-sack2.jpg

O filtro é capaz de remover todos os microorganismos e purificar a água

Há também, um filtro interno capaz de remover todos os microorganismos que tenham, pelo menos, 5 nanômetros (um nanômetro é igual a um milímetro dividido por um milhão). Para se ter uma ideia da eficiência do filtro, a bactéria causadora da tuberculose tem um tamanho de 200 nanômetros.

Pensando nas pessoas que caminham quilômetros até conseguirem comida e água, os designers ainda adicionaram alças de mochila no produto, o que torna o processo muito mais fácil. Depois, é só expor a água no sol e deixar o Life Sack agir purificando a água.

Não há informações sobre a venda do produto, no entanto, a ideia poderia inspirar até mesmo empresas do Brasil, já que a situação destas comunidades não é muito diferente do que vemos em várias regiões brasileiras, seja no sertão nordestino ou em cidades que não contam com saneamento básico.

*Via EcoD.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Cerveja combustível

Cerveja combustível

Na Universidade de Illinois se costuma beber muito. E foi por causa disso que alguns pesquisadores chegaram na produção de um novo tipo de biocombustível extremamente eficiente. Este combustível é a base de levedura de cerveja!

O que sempre foi brincadeira, agora se tornou realidade: a cerveja (modo de dizer!) virou combustível! O que vai ter de gente fazendo piadinha com isso… =)

Será que as bombas de gasolina vão se parecer com isso?

Entenda:

Caso você ainda não saiba, os biocombustíveis são feitos através do processo de fermentação das culturas e quando a levedura é utilizada para converter a biomassa em açúcares, a fermentação resultante deste processo cria combustíveis como o nosso famoso e velho etanol e novato isobutanol. O problema ocorre quando o fermento morrer se houver uma concentração muito alta dos álcoois nessa sopa explosiva e rica em açúcar.

Assim, para se obter um processo industrial mais eficiente, será necessário produzir lotes mais concentrados para tornar a produção mais eficiente, e é aí que a nova descoberta genética para alavancar o novo processo de produção de biocombustível. O desafio agora é criar as leveduras em grande escala e começar em breve a produção com estes novos genes.

Para citar como exemplo, um dos genes isolados chama-se INO1 e aumentaria a tolerância da levedura de álcool em cerca de 340% o que seria um salto significativo na produção de qualquer combustível. Traduzido em números, essa pequena modificação resultaria em de 70% a mais combustível por lote produzido, tornando esse gene uma mina de ouro para as indústrias de biocombustíveis.

*Via EnergiaEficiente.