segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Sacola plástica descartável, sujeira durável...

Cerca de 12 bilhões de sacolas plásticas são consumidas no Brasil anualmente, Isso é bastante preocupante, pois vale lembrar que o plástico demora cerca de 500 anos para ser absorvido pela natureza. Diante desse quadro, o que fazer?


Reduzir e reutilizar


Com pequenas ações o alarmante número de 66 unidades de sacolas plásticas consumidas por Brasileiros ao mês pode diminuir substancialmente. O uso de sacolas mais resistentes feitas de tecido cru (ou eco bags) é uma das alternativas. Apesar desta opção, o uso é quase invisível diante da montanha de sacolas utilizadas diariamente.

Acúmulo de lixo e sacolas plásticas

fonte: http://hrcastro.wordpress.com/


A simples escolha de empresas dispostas a mudar esse quadro já é uma ação de alguém atento a situação da natureza. De olho na opinião dos consumidores mais preocupados, redes

de supermercados (os maiores distribuidores das sacolas) e comércio em geral oferecem a

eco-bag como saída para aqueles que desejam diminuir o uso desse poluente incentivam seu uso.Apesar da iniciativa a indústria em geral não está preocupada com a não comercialização

de sacolas plásticas, mas sim com a venda dessas eco bags. Também há a questão da consciência do consumidor que por muitas vezes tem a bolsa, mas na hora das compras usa a sacola plástica. Para especialistas, a melhor saída seria a proibição do uso dessas sacolas por medidas governamentais.


É possível viver sem sacolas plásticas?

Talvez. Abolir totalmente o uso de um item tão presente no cotidiano é difícil, mas não impossível. Se pensarmos no que usamos essas sacolas é simples pensar em como não usá-las. Podemos usar sacolas duráveis nas compras e reduzir a quantidade de lixo doméstico. Voltamos à questão que todos sabem: começamos a mudar alguma coisa fazendo nossa parte.


Dados para a sua consciência:

  • A taxa mundial do consumo de saquinhos plásticos está estimada em 500 bilhões ao ano, quase 1 milhão por minuto. O mais preocupante é que apenas 0,6% deles são reciclados, e o tempo que eles demoram para se decompor na natureza é de até 500 anos.
  • 12 bilhões de sacolas plásticas são consumidas no Brasil anualmente segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras)
  • Vale lembrar que, geralmente, este material é feito através de substâncias presentes nos combustíveis fósseis, como o petróleo, o que contribui para a escassez de recursos naturais e as mudanças climáticas.


Vale a pena pensar.

http://www.youtube.com/watch?v=85VFxKWcstM&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=w6rOZjXi03c&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário