sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Cine Tome Consciência dia 24!

Terra Vermelha, de Marco Bechis, é um drama ficcional que tem muito de documental, ao retratar os dilemas dos índios guarani-kaiowás do Mato Grosso do Sul em sua luta por território. Ainda há o olhar sobre a questão trabalhista, quando o filme aborda a situação de um grupo de índios que vivem em uma fazenda trabalhando em condições de escravidão e ganham alguns trocados para posarem de atração turística. O Cine TC convida para o debate dessas questões, com a presença confirmada de Olavo e Leandro, dois estudantes indígenas que participarão desse encontro.

Local:

Antigo Auditório IB, ICC sul AT 141

às 18 horas.

Terça, dia 24 de Novembro.

domingo, 15 de novembro de 2009

Cine Tome Consciência

O projeto Tome Consciência estará realizando mais uma edição de sua exibição de filmes essa terça-feira e convida a todos a assistirem

O mundo segundo a Monsanto.

O documentário da diretora francesa
Marie-Monique Robin, baseou seu filme - e um livro de mesmo título - na empresa com sede em Saint-Louis (Missouri, EUA), que, em mais de um século de existência, foi fabricante do PCB (piraleno), o agente laranja usado como herbicida na guerra do Vietnã, e de hormônios de aumento da produção de leite proibidos na Europa.

O documentário destaca os perigos do crescimento exponencial das plantações de transgênicos, que, em 2007, cobriam 100 milhões de hectares, com propriedades genéticas patenteadas em 90% pela Monsanto.

Auditório do IB, ICC Ala Sul
terça feira (17/11) às 18 horas

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Coleta de pilhas e baterias


Coleta de pilhas e baterias até o dia 30/10 nos seguintes pontos: entradas norte e sul do Minhocão (Ceubinho e Udeefinho, respectivamente), próximo aos computadores; entrada da Biblioteca Central; Faculdade de Educação (FE 1, próximo ao Dois Candangos); e CEU.



São produzidas a cada ano no país cerca de 800 milhões de pilhas secas (zinco-carbono) e alcalinas (hidróxido de potássio ou de sódio - zinco). Além disso, estima-se que 400 milhões de pilhas entram no mercado brasileiro por meio de contrabando.


Dicas sobre o uso correto de pilhas e baterias
  • Colocar pilhas na geladeira não aumenta a carga,ao contrário, quando expostas ao frio ou calor o desempenho pode piorar.
  • Na hora de trocá-las em um equipamento, substitua todas ao mesmo tempo.
  • Retire-as se o aparelho for ficar um longo tempo sem uso, pois podem vazar.
  • Prefira as pilhas e baterias recarregáveis ou alcalinas. Apesar de serem mais caras, têm maior durabilidade.
  • Guarde as pilhas em local seco e temperatura ambiente.
  • Nunca guarde pilhas e baterias junto com brinquedos, alimentos ou remédios.
  • Não exponha pilhas e baterias ao calor excessivo ou à umidade. Elas podem vazar ou explodir.
  • Não as incinere nem tente abri-las.

Riscos ao meio ambiente e à saúde

Na natureza, uma pilha pode levar séculos para se decompor. Os metais pesados, porém, nunca se degradam. Em contato com a umidade, água, calor ou outras substâncias, os componentes tóxicos vazam e contaminam tudo por onde passam: solo, água, plantas e animais.
Com as chuvas, penetram no solo e chegam às águas subterrâneas, atingindo os rios. A água contaminada acaba atingindo a cadeia alimentar humana por meio da irrigação ou do consumo direto.
Os metais pesados possuem alto poder de disseminação e uma capacidade surpreendente de acumular-se no corpo humano e em todos os organismos vivos, os quais são incapazes de metabolizá-los ou eliminá-los, o que traz sérios danos à saúde.

terça-feira, 15 de setembro de 2009


Concurso de design ecologicamente correto!

Uma mesa triangular de MDF (painel de fibras de madeira) de 15 mm e acabamento em lâmina de sucupira é uma das 35 peças finalistas do Prêmio EcoLeo de Design – concurso nacional que, por intermédio da sustentabilidade, busca criar peças ecologicamente corretas e funcionais.

O projeto da mesa, feito por Isabella Brandalise, Lara Goulart, Mariana Reis, Mayume Melo e Nanci Yuri, alunos da Universidade de Brasília (UnB), teve orientação do professor Dimitri Lockis. Em sua primeira edição, o Prêmio EcoLeo recebeu 327 inscrições de profissionais e estudantes de todo o Brasil e vai expor os melhores projetos durante a 7ª edição da Mostra Design & Natureza, de 22 de setembro a 4 de outubro, no Shopping D&D, em São Paulo.

De acordo com Christian Ullmann, da comissão organizadora do concurso, “não é por ser um material natural, renovável e certificado que se pode utilizá-lo de maneira excessiva”. A banca julgadora é composta por Marisa Simões, Pedro Franco Santoro e Roberto Goulart (arquitetos) e Fernando Jaeger e Marili Brandão (designers).


Fonte: http://www.candango.com.br/aplicacoes/materia/index.cfm?id_area=136&id_conteudo=10240

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Apresentação do Projeto

Pessoas preocupadas com questões como consumo desenfreado na sociedade atual, destinação e redução do "lixo" produzido diariamente, desperdício de recursos, reciclagem e conservação ambiental,

O projeto Tome Consciência convida-@s para a reunião de apresentação do projeto, que ocorrerá nessa quinta-feira (10/09) em dois horários (12h e 18h), para proporcionar a participação de um maior número de interessad@s, na sala BT 430 do Minhocão.


Sobre o Projeto Tome Consciência:

O Projeto de Extensão Tome Consciência atua na questão da sustentabilidade ambiental no campus Darcy Ribeiro da UnB. O Projeto busca a integração de estudantes de diversas áreas, para compor uma equipe multidisciplinar que procura verificar as demandas ambientais existentes no campus e atuar de maneira a suprí-las. O projeto envolveu-se nos semestres anteriores com a questão da redução de resíduos sólidos, mais especialmente com a redução do consumo de copos plásticos descartáveis no RU, através da substituição destes por recipientes duráveis.


Metas
  • Realizar uma grande campanha sensibilizató ria para reduzir o desperdício de água e energia no campus;
  • Promover ações que visem redução, reuso, reciclagem e destinação adequada de resíduos sólidos;
  • Realizar cinedebates com filmes de cunho ambiental;
  • Promover o consumo consciente junto à comunidade acadêmica através, por exemplo, de campanhas para incentivo do uso de sacolas ecológicas e canecas;
  • Aumentar a comunicação com os estudantes e a difusão de mensagens relacionadas à sustentabilidade através de diferentes midias;
  • Estabelecer um grupo de estudos sobre questões ambientais.


(A sua participação é muito importante para conseguirmos cumprir com estas metas e para poder incorporar novas metas.)

Há a possibilidade de ganho de créditos dependendo do comprometimento d@ participante com o projeto ao longo do semestre.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Oficina de reutilização de papel

Olá pessoas,

Nos dias 26 e 27/08 estará ocorrendo uma oficina de confecção de papel reciclado e bloquinhos de papel com folhas reutilizadas recolhidas das copiadoras do campus Darcy Ribeiro.

Essa atividade visa conscientizar a comunidade acadêmica em relação ao consumo excessivo de papel na Universidade e as formas de minimizar o impacto ambiental gerado pela utilização insustentável desse material. Para tanto será realizada uma parceria entre os projetos Papel de Cada Um e Tome Consciência, ambos vinculado ao DEX como Projetos de Extensão de Ação Contínua.

A oficina será realizada no prédio da maquete que se localiza em frente ao estacionamento da FA e ocorrerá a partir das 14 horas até o período da noite para que estudantes de todos os turnos tenham a oportunidade de participar.


Participem!



____FAÇA CONSCIENTE, FAÇA DIFERENTE____

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Palestra com a embaixatriz brasileira no Haiti - Ações socioambientais da sociedada civil brasileira no Haiti

PALESTRA COM A EMBAIXATRIZ BRASILEIRA NO HAITI, ROSEANA KIPMAN

Ações socioambientais da sociedade civil brasileira no Haiti

Palestra com Embaixatriz haitiana promete intercâmbio de ideias

O Projeto de Extensão Tome Consciência, que desenvolve trabalhos ligados a sustentabilidade ambiental na Universidade de Brasília promove, nesse dia 20 de Agosto, uma palestra temática sobre as ações da sociedade civil em benefício da população haitiana com a Embaixatriz brasileira no Haiti, Roseana Kipman, bióloga, chefe escoteira e com experiência de 45 anos de Serviço Voluntário.


A palestra é pública e pretende trazer as ações civis em prol do Haiti, realizadas por diversos atores sociais, como a própria sociedade haitiana e cidadãos(ãs) brasileiros(as).


O objetivo é trazer para perto, a reflexão e elucidação sobre um momento histórico que perpassa o país , e os relatos de quem vive essa realidade e age sobre ela. Além disso, a palestra de Roseana Kipman trará uma diversidade de experiências que poderão ser bastante enriquecedores aos(às) alunos(as) dos mais diversos cursos da Universidade.


Sem dúvida é uma grande oportunidade de aprendizado e interação, bem ao alcance de todos(as).

Auditório Joaquim Nabuco,

FA (Faculdade de Estudos Sociais Aplicados)

Campus Darcy Ribeiro

Data/Horário: 20/08 (quinta-feira), 17h30

PLANET.MOVE - Mostra de Filmes sobre Meio Ambiente e Globalização

Será realizada no Museu Nacional em Brasília entre 21 e 30 de agosto a Mostra de Filmes Ambientais Planet Move, iniciativa da ONG alemã ECOMOVE com apoio do Instituto Goethe e do Ministério do Meio Ambiente da Alemanha. A mostra reúne produções contemporâneas para o cinema e a TV, com ênfase em temas ambientais e sociais, como mudanças climáticas, globalização e seus impactos ecológicos, perda da biodiversidade, agricultura e o problema dos alimentos no mundo. Na abertura da mostra dia 21 de agosto será realizada palestra com o Prof. Dr. Saulo Rodrigues Filho, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável-CDS – UnB, sobre o tema "Mudanças Globais e Sustentabilidade" .

PROGRAMAÇÃO


DIA 21/8 - 6ª FEIRA
19H00 - ABERTURA E PALESTRA
20H15 - ENCONTRO COM MILTON SANTOS ou O MUNDO GLOBAL VISTO DO LADO DE CÁ, de Sílvio Tendler (Brasil, 2006, 90 min)

DIA 22/8 - SÁBADO
19H00 - HERANÇA, de Carolina Berger (Brasil, 2007, 26 min)
19H30 - A GRANDE LIQUIDAÇÃO, de Florian Opitz (Der grosse Ausverkauf, Alemanha, 2006, 95 min)

DIA 23/8 - DOMINGO
19H00 - URUBUS TÊM ASAS, de Marcos Negrão e André Rangel (Brasil, 2007, 16 min)
19H00 - O PLANETA, de Michael Stenberg, Linus Torell, Johan Söderberg. (The planet, Suécia, Noruega, Dinamarca, 2006, 80 min)

DIA 25/8 - 3ª FEIRA
19H00 - VIDA SEM CONTROLE, de Bertram Verhaag, Gabriele Kröber (Leben ausser Kontrolle, Alemanha, 2004, 95 min)

DIA 26/8 - 4ª FEIRA
19H00 - OS HOMENS DO LAGO, de Aaron I. Naar (Los hombres del lago, Bolívia/Estados Unidos, 2007, 12 min)
19H15 - NÓS ALIMENTAMOS O MUNDO, de Erwin Wagenhofer (We Feed the World, Áustria, 2005, 95 min)

DIA 27/8 - 5ª FEIRA
19H00 - URUBUS TÊM ASAS, de Marcos Negrão e André Rangel (Brasil, 2007, 16 min)
19H20 - NAS TERRAS DO BEM-VIRÁ, de Alexandre Rampazzo (Brasil, 2007, 110 min)

DIA 28/8 - 6ª FEIRA
19H00 - HERANÇA, de Carolina Berger (Brasil, 2007, 26 min)
19H30 - A GRANDE LIQUIDAÇÃO, de Florian Opitz (Der grosse Ausverkauf, Alemanha, 2006, 95 min)

DIA 29/8 - SÁBADO
19H00 - ENTRE A MEIA-NOITE E O CANTO DO GALO, de Nadja Drost (Between Midnight and the Roosters Crow, Canadá, 2005, 66 min)
20H15 - NÓS ALIMENTAMOS O MUNDO, de Erwin Wagenhofer (We Feed the World, Áustria, 2005, 95 min)

DIA 30/8 - DOMINGO
19H00 - OS HOMENS DO LAGO, de Aaron I. Naar (Los hombres del lago, Bolívia/Estados Unidos, 2007, 12 min)
19H15 - NÓS ALIMENTAMOS O MUNDO, de Erwin Wagenhofer (We Feed the World, Áustria, 2005, 95 min)

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Sacola plástica descartável, sujeira durável...

Cerca de 12 bilhões de sacolas plásticas são consumidas no Brasil anualmente, Isso é bastante preocupante, pois vale lembrar que o plástico demora cerca de 500 anos para ser absorvido pela natureza. Diante desse quadro, o que fazer?


Reduzir e reutilizar


Com pequenas ações o alarmante número de 66 unidades de sacolas plásticas consumidas por Brasileiros ao mês pode diminuir substancialmente. O uso de sacolas mais resistentes feitas de tecido cru (ou eco bags) é uma das alternativas. Apesar desta opção, o uso é quase invisível diante da montanha de sacolas utilizadas diariamente.

Acúmulo de lixo e sacolas plásticas

fonte: http://hrcastro.wordpress.com/


A simples escolha de empresas dispostas a mudar esse quadro já é uma ação de alguém atento a situação da natureza. De olho na opinião dos consumidores mais preocupados, redes

de supermercados (os maiores distribuidores das sacolas) e comércio em geral oferecem a

eco-bag como saída para aqueles que desejam diminuir o uso desse poluente incentivam seu uso.Apesar da iniciativa a indústria em geral não está preocupada com a não comercialização

de sacolas plásticas, mas sim com a venda dessas eco bags. Também há a questão da consciência do consumidor que por muitas vezes tem a bolsa, mas na hora das compras usa a sacola plástica. Para especialistas, a melhor saída seria a proibição do uso dessas sacolas por medidas governamentais.


É possível viver sem sacolas plásticas?

Talvez. Abolir totalmente o uso de um item tão presente no cotidiano é difícil, mas não impossível. Se pensarmos no que usamos essas sacolas é simples pensar em como não usá-las. Podemos usar sacolas duráveis nas compras e reduzir a quantidade de lixo doméstico. Voltamos à questão que todos sabem: começamos a mudar alguma coisa fazendo nossa parte.


Dados para a sua consciência:

  • A taxa mundial do consumo de saquinhos plásticos está estimada em 500 bilhões ao ano, quase 1 milhão por minuto. O mais preocupante é que apenas 0,6% deles são reciclados, e o tempo que eles demoram para se decompor na natureza é de até 500 anos.
  • 12 bilhões de sacolas plásticas são consumidas no Brasil anualmente segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras)
  • Vale lembrar que, geralmente, este material é feito através de substâncias presentes nos combustíveis fósseis, como o petróleo, o que contribui para a escassez de recursos naturais e as mudanças climáticas.


Vale a pena pensar.

http://www.youtube.com/watch?v=85VFxKWcstM&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=w6rOZjXi03c&feature=related

terça-feira, 14 de julho de 2009

Grande perda para o Meio Ambiente

Como o nosso projeto Tome Consciência trata de um tema amplo como a conscientização da comunidade acadêmica e da sociedade em relação aos padrões de consumo vigentes, quero dedicar esse post a uma pessoa que deixou um grande legado em relação à conservação ambiental, principalmente aqui no nosso Cerrado: a professora e pesquisadora Jeanine Felfili do Departamento de Engenharia Florestal da UnB, que veio a falecer na tarde de ontem por motivo de AVC.

Impulsionadora do prédio do Centro de Referência em Conservação da Natureza e Recuperação de Áreas Degradadas da UnB (CRAD), presidente da Associação dos Moradores do Park Way e uma das criadoras da ONG Instituto Vida Verde fará grande falta na luta pelo meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. (Art.225 Constituição Federal)

quinta-feira, 2 de julho de 2009

terça-feira, 30 de junho de 2009

Cine Tome consciência

Amanhã (01/07) às 12hs no Auditório de IB (AT 141 - Ala sul do minhocão), exibiremos o filme O mundo segundo a Monsanto.

Da diretora francesa Marie-Monique Robin, que baseou seu filme em um livro de mesmo título, o documentário destaca os perigos do crescimento exponencial das plantações de transgênicos.

A pesquisa da qual se originarou o livro durou três anos e a levou aos Estados Unidos e a países como Brasil, Índia, Paraguai e México, comparando as virtudes proclamadas dos OGM com a realidade de camponeses mergulhados pelas dívidas com a multinacional, de moradores das imediações das plantações pessoas que sofrem com problemas de saúde ou de variedades originais de grãos ameaçadas pelas espécies transgênicas.

Compareçam!!!

terça-feira, 23 de junho de 2009

Cine Debate com a presença dos diretores!!!

Exibição de 2 filmes médias-metragens italianos com presença dos Diretores!

Arrakis
É um documentário-tributo poético a lugares e vítimas do progresso industrial na Itália. Cenas de fábricas fechadas proporcionam o plano de fundo para uma voz mudada pela doença. É a nova voz de Silvestro Capelli. Silvestro Capelli, trabalhador formado na Breda Foundry, Sexto São Giovanni, foi submetido a uma laringectomia devido a um tumor causado pela exposição ao amianto que é hoje muito usado no Brasil na construção civil e é comprovadamente cancerígeno. Capelli diz: “Todos sabiam, mas ninguém falou nada. Os sindicatos sabiam, os diretores sabiam, o comitê de saúde local sabia: todos, menos os trabalhadores. Eles nos condenaram à morte e à invalidez".

Um belíssimo filme que mostra uma nova forma de se fazer um documentário, despertando a empatia utilizando a arte.Documentário, 23min, 2008, direção: Andrea Di Nardo - Itália. Melhor média metragem do XI FICA.


Proibido Respirar –Faz um registro dos problemas relacionados ao lixo em cidades da Itália e seus desdobramentos. Nos convida a refletir sobre a beleza ameaçada pelo consumismo desenfreado, que tem como consequencias, sérios impactos na vida nem sempre solucionados pelas possibilidades apresentadas. A imagem-símbolo do documentário é a modelo com uma máscara anti-fumaça no cais de Bagnoli. A cor dominante é amarelo-esverdeada, surrealista e ácida, e pretende ser uma metáfora para “beleza em perigo”. Documentário, 30min 21seg, 2008, direção: Ricky Farina, Pietro Menditto e Diego Fabrício – Itália


DIA: 24/06 quarta-feira
HORÁRIO: 12 horas
LOCAL: Auditório do IB (AT 141 - Ala Sul do minhocão)

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Convite do projeto Tome Consciência

Amigos e amigas que adquiriram uma caneca na distribuição feita no RU e que demonstraram interesse em saber dos projetos envolvidos com a atividade,

O projeto Tome Consciência convida-os para uma reunião de definição de atividades que ocorrerá nessa sexta-feira (22/05), às 12h30, na sala BT 430 do Minhocão.

O Tome Consciência é um projeto de extensão que atua na questão da gestão dos resíduos sólidos dentro da Universidade. O projeto pretende englobar estudantes de vários cursos na defesa da sustentabilidade e da mudança de padrões de consumo na UnB. Nos semestres anteriores a principal ação do projeto foi a distribuição de canecas no R.U., dentro da campanha "Sou UnB, jogo limpo: digo não aos copos descartáveis", com o objetivo de se reduzir o consumo de copos descartáveis no próprio R.U. e em outros ambientes.

Este semestre pretendemos ampliar o leque de ações ligadas à sustentabilidade na Universidade, mas para podermos dar conta de todas tarefas, precisamos de um maior grupo de participantes engajad@s. Portanto, se você tem uma boa idéia de algo que poderia ser feito por uma UnB mais sustentável e está dispost@ a levar esta idéia a frente, participe da reunião e dê a sua contribuição.

Caso vc tenha interesse em participar das atividades do projeto, mas não pode comparecer em reuniões às sextas, responda esse e-mail falando de seu interesse e nos informando em quais dias, durante o horário do almoço (12h30 - 13h30), poderia participar de reuniões.

Há a possibilidade de ganho de créditos dependendo do comprometimento d@ participante com o projeto ao longo do semestre.


email: tomeconsciencia.unb@gmail.com
Contatos: Anderson 8129-7960 / Larissa 9938-8935

Abraços a tod@s,

Equipe do Tome Consciência

segunda-feira, 27 de abril de 2009

E assim se deu a campanha de distribuição...






Parabéns a todos aqueles que partciparam da campanha de distribuição que diz respeito à campanha institucional "Sou UnB, jogo limpo -digo não aos copos descartáveis" e todas as pessoas que aderiram à campanha, pegaram sua caneca e estão fazendo bom uso dela!

Lembrando que em junho não teremos mais copos descartáveis no RU, portanto faça disso uma rotina e aproveite para utilizar a sua caneca em todos os pontos dos campi, e não somente no RU, contribuindo assim para uma redução considerável dos resíduos sólidos de difícil reciclagem.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Nos dias 14, 15 e 16 de abril, o Núcleo da Agenda Ambiental, juntamente com o projeto Tome Consciência, realizará mais uma etapa da Campanha "Sou UnB, jogo limpo: Digo NÃO aos copos descartáveis" com a distribuição 2000 de canecas no Restaurante Universitário.

Colabore com essa mudança!

Faça diferente, faça consciente!

terça-feira, 31 de março de 2009

Primeira Reunião do Semestre

Olá,

O projeto Tome Consciência convida-os para a reunião de apresentação do projeto, que ocorrerá nessa sexta-feira (03/04), às 12h30, na sala BT 430 do Minhocão.

O projeto Tome Consciência é um projeto vinculado ao Núcleo da Agenda Ambiental situado no Decanato de Extensão e integra um grupo de projetos que atuam na gestão de resíduos sólidos. O projeto pretende englobar estudantes de vários cursos na defesa da sustentabilidade e da mudança de padrões de consumo na UnB. Atualmente uma das principais ações do projeto é a distribuição de canecas no R.U. com o objetivo de se reduzir o consumo de copos descartáveis no próprio R.U. e em outros ambientes.

Este semestre pretendemos ampliar o leque de ações ligadas à sustentabilidade na Universidade, mas para podermos dar conta de todas tarefas, precisamos de um maior grupo de participantes engajad@s. Portanto, se você tem uma boa idéia de algo que poderia ser feito por uma UnB mais sustentável e está dispost@ a levar esta idéia a frente, participe da reunião e dê a sua contribuição.

Há a possibilidade de ganho de créditos dependendo do comprometimento d@ participante com o projeto ao longo do semestre.

e-mail: tomeconsciencia.unb@gmail.com
Contatos: Anderson 8129-7960 / Larissa 9938-8935

Abraços a tod@s,

Equipe do Tome Consciência

terça-feira, 24 de março de 2009

segunda-feira, 16 de março de 2009

Exposição

Nos dias 17 e 18 desse mês estaremos fazendo uma exposição de fotos do Tome Consciência no ICC Norte (Ceubinho), bem como uma apresentação do nosso trabalho à comunidade acadêmica. Essa exposição faz parte das atividades de Boas-Vindas da UnB e tem como objetivo inserir conceitos e despertar interesses acerca da destinação consciente de resíduos sólidos.

Esperamos vocês lá!

segunda-feira, 9 de março de 2009

Atividade de Boas Vindas 1/2009

Nos dias 10 e 25 de março será realizada uma Trilha Interpretativa ao longo do campus Darcy Ribeiro na Universidade de Brasília, na qual o Tome Consciência realizará uma atividade juntamente com o Núcleo de Agenda Ambiental.
A atividade tem duração de duas horas e se iniciará às 9 horas no Auditório Dois Candangos. A trilha que passará por diversos pontos do campus encontrará nossa intervenção na área externa do Restaurante Universitário.
No dia 26 de março às 8 horas ocorrerá um Plantio de mudas nativas do Cerrado, próximo aos edifícios de Sismologia e à Aposfub, junto a Avenida L3. Esse plantio também faz parte da Campanha Institucional "Sou UnB, jogo limpo" e será realizada pelo Núcleo de Agenda Ambiental.

Contamos com a presença de todos!

Até lá!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Sobre o Tome Consciência

Os padrões de produção e consumo atuais já demonstraram que o planeta Terra está passando por um momento de sobrecarga, no qual a devastação ambiental, a diminuição dos recursos e a extinção das espécies enfatizam que uma mudança de comportamento é necessária e urgente para a manutenção da vida.

Especial atenção deve ser dedicada à demanda de recursos naturais gerada pelo consumo insustentável, bem como ao uso eficiente desses recursos, coerentemente com o objetivo de reduzir ao mínimo o esgotamento desses recursos e de reduzir a poluição. Entende-se por consumo sustentável aquele que atende as necessidades da geração atual sem prejuízo às gerações futuras, em conformidade com o desenvolvimento sustentável. Também está relacionado ao acesso a bens e serviços que atendam as necessidades básicas de consumo de toda a população. Em outras palavras, é um consumo com responsabilidade socioambiental.


A Universidade de Brasília, apesar de ser um espaço de vanguarda em diversas áreas, ainda enfrenta dificuldades para implementar políticas efetivas de manejo de resíduos e ações que visem a sustentabilidade em seus Campi. Dessa forma, apesar de ações pontuais, em um panorama amplo, a Universidade ainda parece não estar em consonância com as atuais demandas socioambientais, que buscam uma redução do impacto de ações antrópicas sobre o meio ambiente.

Nesse contexto, o projeto busca a integração de estudantes de diversas áreas, para compor uma equipe multidisciplinar que procura verificar as demandas ambientais existentes no campus e atuar de maneira a suprí-las. O projeto envolveu-se nos semestres anteriores com a questão da redução de resíduos sólidos, mais especialmente com a redução do consumo de copos plásticos descartáveis no RU, através da substituição destes por recipientes duráveis.


Metas futuras

· Realizar uma grande campanha sensibilizatória para reduzir o desperdício de água e energia no campus;

· Promover ações que visem redução, reuso, reciclagem e destinação adequada de resíduos sólidos;

· Promover cinedebates com filmes de cunho ambiental;

· Aumentar a comunicação com os estudantes e a difusão de mensagens relacionadas à sustentabilidade através de diferentes midias;

· Estabelecer um grupo de estudos sobre questões ambientais.